Uma empresa de exportação de limões de Urânia (SP) foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro na manhã desta quinta-feira (23).
A Operação Commodity, que visa desarticular uma organização criminosa, contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Em Urânia, o mandado foi cumprido pela PF de Jales (SP). Segundo a polícia, a empresa foi aberta em 2023 e tinha um homem de desendencência espanhola como um dos sócios. Há cerca de um mês, ele se desvinculou do grupo, que, desde então, permaneceu com as atividades desativadas.
O material apreendido na cidade será encaminhado para a Polícia Federal do Rio de Janeiro, onde as investigações estão concentradas.

Empresa de Urânia é alvo de operação contra tráfico transnacional de drogas
No total, foram executados 13 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão simultâneos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/5/J/xXVZb2QBe5SEtdKniRKA/design-sem-nome-8-.jpg)
Empresa de Urânia (SP) é alvo de operação da PF contra tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro — Foto: Polícia Federal/reprodução
Segundo a PF, o grupo estruturou uma complexa rede logística para a exportação marítima de cocaína para o continente europeu desde 2021, com ramificações na América do Sul, Europa e Ásia.
Para burlar a fiscalização alfandegária, a droga era camuflada em cargas de café, cimento e argamassa, além de passar por adulteração química, como no caso da cocaína diluída em garrafas de refrigerante.
Os investigados devem responder por organização criminosa transnacional, tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/q/W/QUC8SkQFABPBDjAeHuAA/design-sem-nome-7-.jpg)
Empresa de Urânia (SP) é alvo de operação da PF contra tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro — Foto: Polícia Federal/reprodução
