
VERGONHA INSTITUCIONAL EM SANTA FÉ DO SUL: VEREADORES E SECRETÁRIO DEFENDEM BLOGUEIRO CONDENADO POR CRIMES GRAVES
Santa Fé do Sul vive um dos momentos mais constrangedores de sua recente história política. Três vereadores da cidade — Maicon Apolinário da Silva (Maicon da Santa Casa), Ronaldo Eugênio de Lima (Ronaldo Lima) e agora também Samuel da Silva Soares (conhecido como Samuka da Limpeza) — protagonizaram uma atitude que beira o inacreditável — e, para muitos, o inaceitável.
Todos eles assinaram declarações direcionadas à Justiça Estadual pedindo a conversão de uma eventual prisão do blogueiro Flávio Henrique Sanches (Vulgo, Sebastião Geraldo) em prisão domiciliar. O argumento? O homem — que acumula passagens policiais de sobra — seria, segundo os parlamentares, um “pai de família dedicado” e um “profissional de imprensa íntegro e respeitado”.
Como se não bastasse o constrangimento público causado pelo envolvimento de três representantes do Legislativo municipal em defesa de alguém com extenso histórico criminal, o caso se agrava ainda mais: o atual Secretário de Planejamento de Santa Fé do Sul, Leandro Mesquita Magoga, também endossou a narrativa, reafirmando a idoneidade do blogueiro, segundo Edson Ferreira, Jornalista.
A notícia foi revelada pelo jornalista Edson Ferreira, e rapidamente gerou repercussão entre os moradores e setores da imprensa regional.
No entanto, a realidade desmonta a versão apresentada nas declarações.
O blogueiro — que teve seu nome preservado por questões legais — foi condenado recentemente por furto qualificado no município de Vitória Brasil, com pena estipulada em regime semiaberto, a ser cumprido no presídio de Araçatuba. E esse não é um caso isolado: ele possui mais de 350 páginas de registros na polícia e na Justiça, incluindo acusações por estelionato, assalto à mão armada, maus-tratos à família, entre outros crimes de natureza grave.
Diante disso, a pergunta que ecoa nas ruas da cidade é:
É papel de vereadores e secretários municipais defenderem reincidentes condenados por crimes graves contra a sociedade?
Que tipo de exemplo essa ação passa à população honesta e trabalhadora de Santa Fé do Sul?
A atitude dos vereadores foi classificada por parte da imprensa como “vergonhosa” — e com razão. Em tempos em que a sociedade clama por ética, transparência e respeito às leis, o que se vê é uma perigosa inversão de valores: representantes eleitos para proteger o povo agindo como defensores informais de quem reiteradamente ataca os princípios da justiça.
A população precisa estar vigilante. A conivência institucional com o crime começa justamente quando quem deveria dar o exemplo prefere fechar os olhos diante do inaceitável.
A Justiça já fez sua parte.
Resta saber: até onde irá a complacência política com o que fere os princípios básicos da moralidade pública?



Processo Público Sebastião Geraldo

Fonte: https://www.avozdascidades.com.br/noticia/erramos-nao-sao-apenas-dois-vereadores-que-atestaram-a-idoneidade-de-flavio-henrique-sanches-na-verdade-sao-tres-confira-as-declaracoes-e-o-conteudo