Uma moradora de São José do Rio Preto (SP) registrou uma Lua “gigante” no início da manhã de sexta-feira (14), no fim do eclipse que ocorreu na madrugada.
O vídeo (assista acima) mostra a Lua bem cheia no horizonte, parecendo estar bem próxima da moradora que gravou.
A médica veterinária de 33 anos, Tamara Suzuki, contou que estava saindo de casa e indo para a academia quando a Lua lhe chamou a atenção. Ela parou o carro na avenida Benedito Rodrigues Lisboa para filmar.
Ao g1, a médica veterinária conta que é a primeira vez que conseguiu registrar um eclipse.
“Eu nem estava esperando, eu gosto de fotografar Lua e estrelas, tanto que se eu tivesse visto de casa teria usado uma outra câmera, mas quando saí de casa não esperava dar de cara com uma Lua desse tamanho” revela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/F/D4z15JTyGFXtvjID3AQQ/whatsapp-image-2025-03-14-at-10.55.39.jpeg)
Foto registrada da Lua gigante no fim do eclipse lunar em Rio Preto (SP) por uma moradora — Foto: Tamara Suzuki/Arquivo pessoal
Tamara não esperava conseguir registrar o eclipse pois o céu estava encoberto na noite de quinta-feira (13). No momento em que viu a Lua “gigante”, a médica veterinária disse que se preparou para fazer um bom vídeo e uma boa foto.
“Parei o carro e desci para poder gravar. De onde eu estava, as torres e fios de energia estavam atrapalhando uma boa imagem. Quando vi que estava melhor para registrar, parei e fiz o vídeo”, detalha.
Eclipse lunar
O astrônomo amador Renato Poltronieri explicou o motivo da Lua ganhar a coloração vermelha em fenômenos como esse.
“Isso deve-se ao foto de que a luz do Sol, que é branca, ao atravessar a atmosfera da Terra, que atua com um filtro devido a gases e partículas suspensas, deixa passar somente a luz vermelha que é projetada na Lua durante o eclipse” explica.
Segundo o monitoramento do observatório onde Renato Poltronieri trabalha, o eclipse durou de 0h57 às 7h01 de sexta-feira (14).
Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan e Henrique Souza.
