/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/y/UEW9bZSKiOyhjl2Rq0nA/sjp-tn1-190225-frame-62934.jpeg)
Mais de 120 municípios enfrentam epidemia de dengue na região, e Votuporanga adota novas estratégias de combate à doença — Foto: Reprodução / TV Tem
Ao menos 129 municípios enfrentam epidemia de dengue na região noroeste paulista, sendo São José do Rio Preto (SP) a cidade com o maior número de casos confirmados em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Votuporanga (SP) iniciou a instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) nesta semana.
Neste ano, Rio Preto tem 16.173 mil registros da doença e dez mortes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Medida emergenciais estão sendo adotadas, como a instalação de um novo Centro de hidratação para atender pacientes com sintomas de dengue, além de nebulização nos bairros mais afetados e visitas de casa em casa.
Para combater a epidemia, ações são implantadas e intensificadas em diversas cidades. Algumas delas inclui a estratégia desenvolvida pela Fiocruz com a instalação de (EDLs), também conhecidas como armadilhas para o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Em Votuporanga , a meta é instalar mil armadilhas em bairros da Zona Norte, que possuem os maiores índices de infestação do mosquito.
As (EDLs) são colocadas em um balde com água e um flutuador, onde há uma “redinha” impregnada com larvicida. O mosquito Aedes aegypti, ao pousar no local, se contamina e espalha o larvicida por outros criadouros, como vasos e pneus com água parada, contribuindo para a redução da proliferação.
Paula Binholi de Lima, coordenadora da Vigilância Ambiental de Votuporanga, explicou à TV TEM sobre a eficácia da medida.
“Ela entra em contato com o larvicida e, nos outros locais onde o mosquito pousar, vai dispersar o larvicida. O objetivo é reduzir o número de vetores e, com isso, a Fiocruz promete uma diminuição de até 30% na população de mosquitos”, detalha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/0/zl58lZQjmUcAmAFdxp0w/sjp-tn1-190225-frame-63265.jpeg)
Mais de 120 municípios enfrentam epidemia de dengue na região, e Votuporanga adota novas estratégias de combate à doença — Foto: Reprodução / TV Tem
Além dessa ação, os imóveis cujos proprietários aceitarem a instalação das armadilhas serão vistoriados mensalmente pelos agentes, que verificarão a situação e realizarão a troca das redes e o controle do nível de água do recipiente.
Votuporanga já registrou 2.041 casos positivos de dengue em 2025, com uma morte confirmada. As medidas de combate à epidemia são implantadas em outros municípios com apoio do Ministério da Saúde e da Fiocruz.
