Gabriel Thiago Januário foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão em Rio Preto — Foto: TV TEM / Rodrigo Carraro
O homem acusado de matar um jovem a tiros durante um “rolezinho” em São José do Rio Preto (SP) foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado nesta terça-feira (18). Cabe recurso da decisão.
O tratorista Gabriel Thiago Januário, de 26 anos, foi condenado por homicídio duplamente qualificado por meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
Durante júri popular, que ocorreu nesta terça-feira, o tratorista afirmou que cometeu o crime por legitima defesa, já que, segundo ele, recebia ameaças por parte da vítima e temia pela própria integridade física.
Segundo informações apurada pela TV TEM, Gabriel estava na garupa da motocicleta de um amigo que se infiltrou no passeio. Em determinado momento, o piloto se aproximou da moto de Vinicius Rafael Rocha Bueno, de 21 anos. O réu efetuou 12 disparos contra Vinicius e depois fugiu com o amigo que conduzia a moto. O crime ocorreu no Conjunto Habitacional Nova Esperança, em Rio Preto, na noite do dia 5 de outubro de 2023.
Ele foi localizado e preso em flagrante na Rodovia Washington Luís (SP 310), em Mirassol (SP), pouco tempo depois. Com Gabriel, os policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) encontraram a arma usada no homicídio.
Gabriel morava em Jaci (SP) e voltava para casa no momento em que foi abordado e preso. Na ocasião, ele confessou que atirou na vítima, mas não informou a motivação. Desde então, permaneceu preso enquanto aguardava o julgamento.
Segundo o boletim de ocorrência, no dia do crime, a Polícia Militar foi acionada e encontrou Vinicius ferido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi chamado e constatou o óbito.
