Força Nacional faz ‘raio-X’ nas unidades de Saúde de Rio Preto para traçar plano no combate à dengue

PUBLICIDADE

A equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), ligada ao Ministério da Saúde, faz nesta segunda-feira (10) um “raio-X” nas unidades de saúde de São José do Rio Preto (SP) para traçar um plano de combate à dengue.

Ainda nesta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou mais seis mortes causadas pela dengue no noroeste de SP. As vítimas são de Urânia, Araçatuba, Sud Mennucci, Cardoso, Monções e Penápolis (SP). Todas tinham mais de 50 anos.

Agora, a região tem 27 óbitos causados pela dengue, número que corresponde a mais da metade das mortes do estado, que já confirmou 51 óbitos, no total.

Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais cinco mortes causadas pela dengue no noroeste de SP — Foto: Divulgação/Fiocruz

Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais cinco mortes causadas pela dengue no noroeste de SP — Foto: Divulgação/Fiocruz

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde enviou reforços e também vai liberar verba emergencial para o município. No domingo (9), dez novos profissionais de saúde, sendo dois médicos e oito enfermeiros, vieram até a cidade. Durante a manhã, nesta segunda, a equipe participou de uma reunião com gestores da Secretaria Municipal de Saúde.

À tarde, os profissionais visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jaguaré, onde foi instalado um centro de hidratação, que conta com 13 pacientes atualmente. No local, conversaram com trabalhadores e entenderam como funciona a regulação de vagas para os hospitais. No momento, a equipe da Força Nacional é composta por dois médicos e 12 enfermeiros.

Força Nacional se reúne com autoridades de Saúde em Rio Preto (SP) — Foto: André Modesto/TV TEM

Força Nacional se reúne com autoridades de Saúde em Rio Preto (SP) — Foto: André Modesto/TV TEM

A equipe visitou na sexta-feira a UPA do bairro Estoril, quando ouviram os profissionais de saúde e pacientes com a doença.

Conforme o coordenador-geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, eles ficarão na cidade o tempo que for necessário para auxiliar as autoridades locais. Na terça-feira (11), a previsão é que a equipe comece o apoio e reforço nos atendimentos.

Profissionais de saúde recebem orientações da Força Nacional do SUS em Rio Preto (SP) — Foto: André Modesto/TV TEM

Profissionais de saúde recebem orientações da Força Nacional do SUS em Rio Preto (SP) — Foto: André Modesto/TV TEM

equipe chegou na cidade na sexta-feira (7), quando começou a auxiliar na montagem de estratégias e ações. São José do Rio Preto vive uma epidemia de dengue com 8.169 casos seis mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A cidade lidera os casos da doença em todo estado de São Paulo.

Profissionais enviados pelo Ministério da Saúde atuarão no combate à dengue em Rio Preto

O que é a Força Nacional?

Criada em 2011, a Força Nacional do SUS atua em resposta às situações emergenciais que afetam a saúde da população no Brasil. Ela pode ser acionada pelos estados e municípios quando se esgota a capacidade de reação local ao problema.

Mais vacinas em Araçatuba

Doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para Araçatuba — Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para Araçatuba — Foto: Reprodução/Jornal Nacional

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) recebeu, na sexta-feira (7), 20 mil doses da vacina contra a dengue. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para o município por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE).

A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, que funcionam das 7h às 19h, para crianças de 10 a 14 anos. A UBSs Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 realizam a vacinação até as 22h.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a quantidade recebida garante a aplicação da primeira e da segunda dose para o público-alvo atual. Somente em janeiro foram aplicadas mais de 1,4 mil doses. Porém, apenas 31% das crianças entre 10 e 14 anos foram vacinadas.

No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável, sendo necessária a apresentação de um documento com foto e a carteira de vacinação.

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.685.0_pt_br.html#fid=goog_1500895564Reproduzir vídeo

00:00/02:34Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia

Araçatuba recebe novas doses da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes

Testes rápidos

Na quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba recebeu 2.500 unidades do teste rápido de dengue (NS1), para casos suspeitos da doença que estejam nos primeiros dias de infecção. Os testes serão utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto-Socorro Municipal.

Eles são responsáveis por fazer a detecção do antígeno NS1, uma proteína específica do vírus da dengue, que circula no sangue do paciente infectado. Ela pode ser detectada entre 24 horas até o 5º dia de sintomas. Os testes foram fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima