Devido à superlotação nas UTIs pediátrica e neonatal, a prefeitura anunciou que vai custear 10 leitos de pediatria da Santa Casa de Araçatuba (SP) por 30 dias.
A medida foi tomada nesta quinta-feira (30) após reunião entre representantes da instituição de saúde, do município e do Departamento Regional de Saúde (DRS).
A pedido de DRS, o município informou que vai destinar R$ 450 mil para manter os leitos provisórios no hospital. Depois disso, eles serão incluídos no sistema da Secretaria Estadual de Saúde, que dará sequência ao repasse de verbas.
Em nota à TV TEM, a prefeitura informou que aguarda o pedido oficial da Santa Casa para iniciar a transferência do dinheiro.
Santa Casa de Araçatuba (SP) — Foto: TV TEM / Felipe Nunes
Na quarta-feira (29), familiares de crianças relataram à reportagem que aguardavam há dois dias no pronto-socorro da cidade para conseguir uma transferência para as Unidades de Terapia Intensiva pediátricas. Todavia, na ocasião, a Santa Casa informou que havia 33 crianças internadas, sendo que a capacidade máxima é de 20 leitos intensivos neonatais e pediátricos.
Na segunda-feira (27), iniciou-se uma reforma no setor de cuidados intensivos da instituição, por meio de uma parceria entre o poder público municipal, estadual e a Faculdade Unisalesiano.