
Na manhã de sexta-feira (7), a equipe do Controle de Vetores realizou o bloqueio químico no bairro Jardim Karina. De acordo com as notificações, foram contabilizadas nove notificações e para eliminar o mosquito adulto transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya foi pulverizado inseticida por meio da bomba costal motorizada.
Mato Grosso do Sul já registrou 1.133 casos prováveis de dengue, sendo 253 casos confirmados, só em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 4ª semana epidemiológica, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Segundo o documento, não há óbitos registrados ou em investigação.

Paranaíba atualmente apresenta 25 casos positivos e 48 casos suspeitos de dengue com os três sorotipos (denv1, denv2 e denv3) circulantes no município e 1 caso confirmado de chikungunya.
Autoridades de saúde alertam que é importante a eliminação dos criadouros, uma tarefa coletiva que envolve a participação ativa dos cidadãos no combate à dengue.
Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de combate às endemias, são algumas iniciativas básicas.
Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.
