CidadesSaúde

Dourados inicia vacinação inédita contra dengue com alta procura da população

Foto: Rogério Vidmantas

A cidade de Dourados, em um movimento pioneiro no Brasil, deu início à campanha de vacinação contra a dengue nesta quarta-feira. A ação, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e o laboratório japonês Takeda, visa imunizar aproximadamente 150 mil residentes, entre 4 e 59 anos, com a vacina Qdenga. A distribuição das 90 mil doses disponibilizadas pelo laboratório começou cedo, registrando uma grande procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O lançamento da vacinação foi marcado pela emoção e alívio de muitos cidadãos, como Francisleine Costa, mãe de um adolescente vítima da dengue, que reforçou a importância da vacinação após sua trágica experiência pessoal. Outros residentes, como a psicóloga Amanda Gutierres e o professor Leandro Baller, que já enfrentaram a doença, também buscaram a imunização, destacando a relevância desta iniciativa para a prevenção da dengue.

A procura pela vacina no primeiro dia foi expressiva, conforme relatado pela coordenadora da UBS, Rosália Ferreira dos Santos. Ela enfatizou que a vacinação está restrita aos moradores de Dourados, e orientou sobre a necessidade de apresentar comprovante de residência e o cartão SUS para a imunização.

A iniciativa de Dourados representa um marco significativo na luta contra a dengue, uma doença que historicamente afeta significativamente a população brasileira. A expectativa é que esta campanha possa servir de modelo para outras cidades e contribuir significativamente para a redução dos casos de dengue no país.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *