DiversosObras Municipais

Santa Fé do Sul: Prefeitura e SAAE vão inaugurar Poço Profundo neste sábado (26) às 9h30m

“A população da Estância Turística de Santa Fé do Sul, receberá neste sábado, dia 26 de novembro de 2022, uma obra que representará um marco na garantia de abastecimento de água e na melhoria da qualidade de vida e que põe fim a um problema que nos últimos anos se tornou um transtorno ocasionando falta de água nas torneiras das residências, algo que deixou por muitas vezes impacientes as famílias santa-fé-sulenses. Neste sábado nossa administração, Mura e Benitez, o Superintendente do SAAE e seus funcionários, iremos entregar oficialmente nosso compromisso “número 1” durante nossa campanha nas eleições de 2020, o Poço Profundo é uma realidade e agora nosso povo não terá que conviver com a falta de água em suas torneiras, é um orgulho como filhos desta terra, eu e meu vice Capitão Benitez participarmos deste grande momento, e que essa alegria seja compartilhada com a Câmara de Vereadores, todos eles e por todos os moradores e indistintamente porque esta obra é patrimônio de nossa população; com o Poço Profundo nossa cidade ganha um novo patamar na qualidade de vida, parabéns ao SAAE, parabéns nossa amada Santa Fé do Sul”. Evandro Mura Prefeito Municipal.

Inauguração

O Poço Profundo será entregue oficialmente as 9h30m desta sábado (26) em uma cerimônia que contará com a presença da população, de autoridades, servidores do SAAE e da Prefeitura, que serão recepcionados pelo Prefeito Evandro Mura, Pelo Vice Prefeito Capitão Benitez, do Superintendente do SAAE José André Nascimento, dos Vereadores Ronaldo Lima, Presidente, Wagner Lopes, Vice Presidente, Renato Ferraz, Marcelo Favaleça, Paula Toppan, Leandro Magoga, Terezinha do Gavas, José Rollemberg e Murilo Basi.

Será montado um palco na Rua 29, esquina com a Rua 4, sede do SAAE Ambiental, ao lado do Clube Nipo Brasileiro e está programado uma apresentação da dupla Sergio Filho e Fernando.

Investimentos de R$9 milhões

Para que todo o complexo que compõe a perfuração, equipamentos de captação, resfriamento e infraestrutura elétrica etc. demandou um investimento de aproximadamente R$9 milhões de reais, que foram obtidos através de contratos de financiamento junto a Caixa Econômica Federal (FINISA) aprovados pelo Poder Legislativo.

A sede do SAAE também recebeu os investimentos para se adaptar a nova estrutura de captação de água do “aquífero guarani”.

Capacidade

O Poço Profundo está captando água em uma profundidade de 1.200 e produz 400 m3 e irá atender 70% das ligações de água do município que tem 19.282 ligações.

Aquífero Guarani (ecoa.org.br)

Durante muitos anos, o Sistema Aquífero Guarani (SAG) foi considerado o maior do mundo – e ainda hoje figura entre os mais volumosos do planeta. No Brasil, ocupa as áreas dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

É um grande reservatório de água localizado sob a superfície dos continentes. Se forma nos poros dos sedimentos e das rochas que os compõem e corresponde a aproximadamente 97% de toda água doce e líquida do planeta – não considerando oceanos e geleiras.

A forma como a água se aloca neste reservatório subterrâneo é determinante para definir a produtividade de um aquífero. E o mais importante, neste caso, não é a água, mas a rocha. É o tipo de rocha que define a capacidade do aquífero de receber mais ou menos água e também a profundidade que os poços podem atingir.

Em 2003, constataram, enfim, o que conhecemos hoje como o Aquífero Guarani. O nome foi uma homenagem às populações indígenas que viveram ao longo de sua região

História

SAAE Ambiental vai completar 55 anos em 2023

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Fé do Sul foi criado, em 1968, pelo prefeito Jerónimo de Paula, através de Lei Municipal n.º 919, e teve como finalidade gerir o sistema de abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Em seguida, ele encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal, solicitando autorização para a obtenção de empréstimo junto à Caixa Econômica do Estado de São Paulo, com prazo para pagamento de dez anos, para iniciar os serviços.

Na comemoração do 20° aniversário da cidade, em 24 de junho de 1968, com a presença do presidente da Caixa Estadual, Oscar Klabin Segall, foi assinado o empréstimo. Com os

O prefeito Jerônimo de Paula e o presidente da Nossa Caixa, Oscar Klabin Segall, assinam empréstimo para implantação do serviço de água e esgoto, em 1969 recursos garantidos, em 1969, foram iniciados os serviços para a implantação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água em Santa Fé do Sul, e construção dos reservatórios. Para reduzir os custos, o prefeito Jerónimo de Paula instalou uma fábrica de tubos de guias.

O manancial escolhido para a captação da água foi o córrego da Cabeceira Comprida. Lá foram iniciados os trabalhos de limpeza e escavação para construção de represa de captação. Numa distância de aproximadamente cinco quilômetros, foram construídos dois reservatórios – sendo um elevado e outro semi-enterrado. Simultaneamente, foram executados os serviços da rede coletora de esgotos, que teve a estação de tratamento construída próxima ao córrego do Jacu Queimado.

Finalmente, em outubro de 1970, a água chegou às torneiras das residências de Santa Fé do Sul e a população com muita alegria festejou mais essa conquista. Em 1974, por iniciativa do prefeito Jerónimo de Paula, foi construída a casa de máquinas junto à lagoa de captação e, cinco anos depois, em 1979, o prefeito Edinho Araújo construiu a lagoa de tratamento de esgotos. Em 1990, o prefeito Armando Rossafa Garcia construiu reservatório enterrado (alimentador) com capacidade para 1,5 milhão de litros de água.

Em 2000, o prefeito Toninho Favaleça inaugurou a estação de tratamento de esgoto do córrego da Mula. No ano seguinte, o prefeito Itamar Borges iniciou a operação da ETE e inaugurou o posto de atendimento do SAAE, na área central da cidade, para otimizar o atendimento à população. Em 2004, foram canalizados os córregos da Mula, Mangará e o córrego da Apae. Para ampliar o abastecimento de água, Itamar Borges determinou ao SAAE a perfuração de cinco poços artesianos. Em 2005, o SAAE realizou diversas obras na cidade, como execução de bocas de lobo e galerias de água pluvial em vários pontos.

Itamar Borges assinou, em 2007, um convênio com a Caixa Econômica Federal para a execução de sete projetos importantes: a reforma das estações de esgoto dos córregos da Mula e Jacu Queimado/Marruco, construção de um emissário de esgoto da Vila União até a ETE Jacu Queimado/Marruco, reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), e a construção de mais um reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água, aquisição de equipamentos e interligação dos poços perfurados em 2004.

Também foi construída Biquinha, no Parque Ecológico Águas Claras, construção de dois piscinões para contenção 89 de água de chuva, um no São Francisco e outro no Morumbi, e a construção de caixa de proteção da represa de captação de água da Cabeceira Comprida.

Nas últimas duas décadas, com o crescimento da cidade, e criação de novos loteamentos uma Lei Municipal foi instituída, consignando aos donos dos novos empreendimentos a obrigação de implantação de poços de captação de água, que abasteçam em 100% as novas residências, e desde então já são 14 poços nos novos loteamentos que suportam 30% da necessidade de abastecimento de água.

Atualmente com 32.563 habitante (IBGE 2021), o SAAE registra 19.282 ligações de água entre residenciais, comercio e indústria.

(fonte: livro Santa Fé do Sul 60 anos de história – Isaias Basso e Eduardo Alves de Lima)

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *