Política

Vereador investigado por publicação homofóbica e racista nas redes sociais vira réu em processo

Vereador de São José do Rio Preto (SP) começou a ser investigado em julho do ano passado e foi indiciado pela Polícia Civil por racismo qualificado. Anderson Branco (PL) tem 10 dias para apresentar a defesa.
Vereador de Rio Preto fez post e internautas criticaram homofobia — Foto: Reprodução/TV TEM

O vereador Anderson Branco (PL), de São José do Rio Preto (SP), virou réu no processo que investiga uma postagem considerada homofóbica e racista nas redes sociais. Ele tem 10 dias para apresentar a defesa.

A postagem feita em julho de 2021 trazia o desenho de uma mão preta, com as cores do arco-íris, sendo puxada por outra mão, branca e forte. A frase “na minha família, não” aparecia embaixo da imagem (veja a publicação acima).

parlamentar começou a ser investigado pela Polícia Civil e a Delegacia Seccional de Rio Preto instaurou inquérito para apurar a atitude dele. Já a denúncia foi feita pelo Ministério Público neste ano.

“Essa cena publicada pelo denunciado é claramente interpretada como uma mão branca salvadora que protege a família tradicional da ameaça negra e gay, o que evidentemente indica um ataque injusto aos negros e à comunidade LGBTQIA+, caracterizando a discriminação e o preconceito que tipificam o crime de racismo”, diz um trecho da denúncia do promotor Sérgio Acayaba de Toledo.

A defesa de Anderson Branco fez o pedido de acordo, com o pagamento de multa, para evitar que a ação ocorresse, mas o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça foi contrário. Agora, a denúncia foi recebida pela juíza da 5ª Vara Criminal Gláucia Véspoli dos Santos Ramos de Oliveira.

Em nota, Anderson Branco disse que repostou a mensagem e que é vítima de uma perseguição ideológica de esquerda. Afirmou também que o post está dentro do seu direito de liberdade de expressão e que irá apresentar a defesa, pois não existe crime nenhum. 

Reprodução: G1 Rio Preto e Araçatuba

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *