ClimaDESTAQUESNotícias

Brasileiros que estão de férias nos EUA falam sobre preocupação com o Furacão Ian: Orientação é ficar em casa’

Família de Itapetininga (SP) está na Flórida desde o dia 15 de setembro. Volta para o Brasil estava marcada para esta sexta-feira (30), mas foi cancelada, após os aeroportos serem fechados.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

aproximação do Furacão Ian ao estado da Flórida, nos Estados Unidos, adiou o retorno ao Brasil de uma família de Itapetininga (SP) que estava de férias no país. A viagem de volta ao país estava marcada para esta sexta-feira (30).

O furacão atingiu Cuba na terça-feira (27), deixando toda a ilha sem energia. Duas pessoas morreram durante a tempestade, que inundou vilarejos e devastou o extremo oeste do país.

A blogueira Taciele Alcolea, seu marido, Fernando Ferraz, e as filhas, Alícia, de quatro anos, e Alana, de um ano, chegaram a Orlando no dia 15 de setembro. Eles estão hospedados em um resort, com familiares e amigos.

Família Alcolea chegou aos Estados Unidos no dia 15 de setembro — Foto: Redes sociais

Família Alcolea chegou aos Estados Unidos no dia 15 de setembro — Foto: Redes sociais

Ao g1, Taciele contou que os mercados de Orlando já estão ficando vazios devido à apreensão dos moradores, que decidem estocar provisões em emergências.

“Muitos produtos já estavam esgotados, como água, pilhas e lanternas. Deveríamos ter pegado mais coisas. Nós fomos abastecer e não tinha mais combustível no posto”, contou.

Apesar do susto que atrapalhou a viagem, a família tenta manter a calma. “São momentos. Tem hora que estamos tranquilos, mas tem outros momentos em que fico: ‘nossa, é um furacão'”.

Família recebeu alertas de órgãos de defesa americanos sobre o furacão — Foto: Arquivo pessoal

Família recebeu alertas de órgãos de defesa americanos sobre o furacão — Foto: Arquivo pessoal

Órgãos de segurança emitiram alertas por mensagens de texto. “Fomos orientados a ficar em locais sem janela”, explicou a blogueira, que também está recebendo apoio de amigos que moram na Flórida.

“Torcemos para que seja apenas uma forte chuva com vento, pois pode ser que o furacão perca força ao chegar à Flórida”.

De acordo com a previsão do tempo divulgada pelos noticiários, o furacão deve atingir a Flórida durante a manhã desta quinta-feira (29), contou Taciele. “A orientação é não sair de casa e aguardar.”

A volta da família ao Brasil agora está prevista para a próxima quarta-feira (5), mas ainda sem confirmação por parte da companhia aérea, pois os aeroportos estão fechados.

REPRODUÇÃO:G1

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *