Casal é vítima pela 2ª vez de buffets fechados em SP e fica sem festa de casamento.
Depois de ter desembolsado R$ 40 mil na 1ª festa de casamento cancelado, o casal se viu novamente em dificuldade ao saber que o Buffet Colonial, em Indianópolis, fechou as portas sem devolver os cerca de R$ 34 mil que já haviam pago pela 2ª vez. Eles disseram ao g1 que ainda não tiveram coragem de contar à família o problema enfrentado.
Por Rodrigo Rodrigues, g1 SP — São Paulo
O fechamento repentino do Buffet Colonial no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta (14), pegou de surpresa várias famílias com eventos marcados no local, especialmente um casal de paulistanos que pela 2ª vez se vê na estaca zero e sem a tão sonhada festa de casamento.
Em fevereiro de 2020, os dois já haviam contratado um primeiro buffet para as bodas agendadas para o final daquele ano. Mas após a pandemia, a empresa desistiu de atuar no ramo de eventos, deixando os dois a ver navios pela 1ª vez.
Foram meses de negociação para que os R$ 40 mil já pagos pelo evento fossem devolvidos e aplicados em outra festa no Buffet Colonial, que tinha sido escolhido justamente pelas promessas dos donos de solidez nas finanças da empresa e tradição de 54 anos de atuação no mercado.
A volta por cima foi por água abaixo justamente na quinta (14), quando o casal recebeu um e-mail do novo buffet contratado anunciado o encerramento das atividades na Alameda dos Maracatins.
“Nós estávamos pagando a festa de casamento no Buffet Colonial com parte do dinheiro que estava sendo devolvido pelo outro buffet parceladamente. Já tínhamos pago R$ 34 mil do contrato de R$ 72 mil que tínhamos firmado com a empresa. Pra nós é devastador passar por essa dor de cabeça pela segunda vez”, disse a noiva, que prefere não se identificar por “vergonha da situação”.O casal diz que ainda não teve coragem de contar para a família que estão enfrentando o problema pela segunda vez, com medo da reação dos pais que passam por problemas de saúde.
“Além de devastador e vergonhoso, nossos pais estão com problemas de saúde e a gente teme que eles se desestabilizem por não poderem nos ajudar a resolver o problema pela segunda vez. Esse casamento é uma celebração importante pra nós e todos eles”, contou a moça.
O casal soube do fechamento do Buffet Colonial no momento que preparava a entrega formal dos convites para os convidados. A nova cerimônia de casamento estava marcada para outubro de 2022.
“O que mais nos magoou é que quando contratamos a empresa, os gerentes disseram que tinham superado a pandemia com relativa tranquilidade, fazendo pequenos eventos privados e brunchs. Sabiam do nosso drama anterior e mesmo assim venderam algo que não existia. É surreal a falta de ética e de compromisso com os sonhos das pessoas”, desabafou a noiva.
100 outras vítimas
Conforme o g1 já contou nesta terça (19), cerca de cem famílias foram surpreendidas pelo fechamento repentino no Buffet Colonial. Parte do grupo registrou boletim de ocorrência por suposto crime de estelionato no 16º Distrito Policial da Vila Clementino.
Eles alegam que não foram procurados ainda pela administração do buffet para falar sobre a devolução das quantias pagas, que nos cálculos do grupo supera a cifra de R$ 4 milhões.
Na Junta Comercial de São Paulo o buffet está registrado em nome da empresária Teresa Tomoco Yoshikawa. A nota publicada no site da empresa diz que o buffet não conseguiu superar os problemas financeiros gerados pela pandemia da Covid-19, que proibiu a realização de eventos com aglomerações por mais de um ano na capital paulista.